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5 Hábitos para evitar no ambiente de trabalho

5 Hábitos para evitar no ambiente de trabalho

Listamos 5 hábitos desagradáveis no trabalho que podem ser corrigidos em pró de um ambiente agradável para todos.

Sabe aquele ditado em que fala que a nossa liberdade termina onde começa a do outro?

Então… parece que muita gente esqueceu no processo da vida. Mas a gente veio aqui lembrar, pois trabalhar com pessoas significa estar imerso em um ambiente onde existem muitos pensamentos e formas de viver diferentes, e ninguém quer sair prejudicado ou se sentir desconfortável na presença do outro.

Portanto, é fundamental criar alguns hábitos e evitar outros para que a convivência durante as horas de trabalho sejam as mais agradáveis e saudáveis possíveis.

Listamos 5 hábitos desagradáveis que podem ser corrigidos, basta o policiamento e o bom senso:

1. Estar sempre distraído

Não é legal para ninguém que você não esteja prestando atenção em algo que é importante para a empresa, para um setor ou um time de trabalho. Reuniões geralmente custam tempo – tempo este que poderia estar sendo feito algum trabalho da lista de prioridades, revisão ou enfim, para alguma outra coisa importante para o momento e local.

Digitar ao celular ou puxar conversas aleatórias que perdem o foco do grupo não é legal.

É claro que nem sempre todos vão estar tendo um bom dia, mas para isso duas coisas podem ajudar: 1- Pratique aquela velha filosofia de que os problemas pessoais a gente deixa na porta do trabalho e dê o seu máximo para se concentrar no que precisa ser feito ou; 2- Converse com os seus colegas e chefe se existe a possibilidade de trocar o dia ou o horário do encontro ou se alguém pode te cobrir. Nada é preto e branco, existe uma grande escala de cinzas no meio disso e para tudo existe solução.

Foque aonde você precisa focar. A desatenção pode ser um problema para você mesmo em outra ocasião, sem falar que pode prejudicar outras pessoas.

2. Interromper os colegas

Aqui é necessário aplicar o “não faço para os outros o que não gostaria que fizessem comigo” e sejamos sinceros: interromper a fala de alguém não é apenas indelicado, mas também diz muito sobre quem somos.

Ninguém gosta de trabalhar com alguém que não respeita o espaço do outro e não demonstra o mínimo de paciência para também ouvir. Ainda que haja uma situação onde você acredita ser importante se posicionar, aguarde pela sua vez de falar. Espere quem está falando terminar de colocar os seus pontos.

3. Ser desorganizado

A mesa de trabalho desorganizada pode ser vista como um reflexo da sua personalidade. Usou o refeitório? Limpe tudo o que usou antes de sair. Se você compartilha o espaço de trabalho com outras pessoas, fique mais atento à organização e nunca sufoque os vizinhos com seus pertences. Não existe nada mais desagradável que ver o seu espaço diminuir por conta da bagunça de outra pessoa.

A desorganização ainda não se limita a bagunça da mesa. Pode estar evidente nos atrasos e na hora de apresentar uma ideia para o cliente, chefe ou colegas de trabalho. Fique atento aos seus hábitos e como você tem se organizado (ou não tem) para cumprir suas tarefas durante o dia. Isso, uma hora ou outra, vai refletir no seu trabalho. E aí, como é que você quer que reflita?

4. Tentar impôr uma ideia

Imposição e doutrinação do que você quer ou acredita por meio de falas e atitudes não é apenas desagradável para os outros mas mostra o quão intolerável você pode ser.

Lembre-se que você está lidando com pessoas. Pessoas que tiveram uma trajetória diferente ou parecida com a sua mas jamais igual. Seus valores e crenças podem ser diferentes e, tá tudo bem. Não é legal e nem recomendável pedir que colegas de trabalho abracem causas para as quais você milita.

5. Falar uma coisa, fazer outra

Último ponto e não menos importante que qualquer outro é criar o hábito de ser transparente e verdadeiro em todas as suas ações e atitudes (e isso vale tanto para dentro do trabalho como fora).

Seja você colaborador ou chefe dentro de uma empresa, nada é mais constrangedor que falar uma coisa e fazer outra. Não adianta falar de sustentabilidade para seus clientes e não ter ações sustentáveis nos processos dentro da empresa. Não adianta falar que vai fazer e ficar só na promessa. Isso vale para salários, metas de trabalho, etc. Se encaixa para tudo.

Se esperamos que as outras pessoas cumpram o que foi falado, também deveríamos fazer a nossa parte. Não é?

 

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