logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

Top

Empresa verde: O que você precisa saber para empreender com sustentabilidade

Empresa verde: O que você precisa saber para empreender com sustentabilidade

A palavra sustentabilidade está na mídia, redes sociais, imprensa, livros, publicidade e discursos de marcas do mundo inteiro.

A consciência sobre a necessidade de conciliar os ganhos econômicos com a preservação ambiental e o bem estar da população mudou muito nas últimas décadas.

Claro que, com a grande tecnologia que o ser humano tem em mãos, a demanda para sustentar mais de 8 bilhões de pessoas e ter suporte para tudo isso sem se preocupar com fins de recursos é um grande desafio. E é esse desafio que desperta a busca pela sustentabilidade dentro de empresas e processos de gestão.

Os benefícios na implantação das práticas sustentáveis dentro de uma empresa são inúmeros, mas partimos dos três principais: econômico, ambiental e social.

É uma tendência que veio para ficar e solucionar muitos problemas, desde a gestão de uma empresa até educar o seu consumidor final quanto a suas responsabilidades com o meio ambiente, por exemplo. Mesmo assim, é importante tomar cuidado.

Confira cinco dicas que irão te ajudar a esquadrinhar seu negócio de maneira segura em busca de mais produtividade:

1. Produza apenas o necessário

A superprodução é uma das grandes vilãs. Além de sobrecarregar o estoque, gerando mobilização de ativos, ela ainda pode ser um sinal de que você está gastando mais do que deveria com mão de obra e maquinário. O ideal é que sua manufatura acompanhe a demanda real, ou seja, se organize para produzir apenas o que será vendido. Normalmente, a superprodução é controlada com a redução da capacidade de equipamentos e reavaliação dos processos e fluxos do seu negócio.

2. Estoque otimizado

Estoque parado é sinônimo de prejuízo. Produtos acumulados podem ser perdidos por diversos motivos, como prazo de validade, armazenagem inadequada ou mesmo porque “passou a moda”. Estocar muito insumo ainda vai exigir um espaço maior e mais gasto com gestão. O ideal é manter a agenda de compras e de produção sistematizadas e planejadas; isso pode significar fazer compras semanais, de acordo com a demanda. Assim, você conhece melhor seu histórico e tem uma estatística mais segura do que gasta. Caso o empecilho para manter estoques menores seja a facilidade de compra, uma boa opção são os grandes atacados que fazem vendas online, como o Makro Food Service. Pela internet ou pelo telefone, o empreendedor pode encomendar o que precisa dos mais de 2.500 produtos disponíveis.

3. Sistematize a entrega

Tudo o que é transportado sem necessidade ou de maneira incorreta reduz a margem de lucro da empresa. Quando ocorrem perdas ou danos à mercadoria no caminho até o cliente, você perde dinheiro. Será preciso repor o produto, custear a entrega novamente e contornar a insatisfação do consumidor. Por isso, trace muito bem o que precisa ser entregue e como e quando isso será feito. Conheça também o método e o histórico de trabalho da transportadora que você escolher como parceira. Mais uma vez, o planejamento é a chave de processos eficientes.

4 . Elimine falhas

Eventuais problemas nos processos produtivos e a baixa qualidade de insumos tendem a acabar em produtos com defeitos, avarias, além de retrabalho. Nesses casos, o prejuízo acontece em várias frentes, já que há perda de matéria-prima, do tempo de trabalho da sua equipe, de uso dos equipamentos e até mesmo nos custos para o descarto do produto com defeito. Reduza as falhas padronizando os processos, estabelecendo procedimentos mais assertivos para a operação e treinando continuamente sua equipe. Além disso, não economize na qualidade de insumos que interferem diretamente na sua mercadoria ou serviço. E isso não quer dizer focar nos produtos de marcas mais conhecidas, mas experimentar os produtos de novas marcas, assegurar sua qualidade e os preços mais competitivos, manter a qualidade do seu produto e acabar aumentando sua margem de lucro.

5. Organize e ajuste processos

Antes de mais nada, é essencial que o espaço físico da sua empresa esteja organizado. Quando tudo está no seu devido lugar e os fluxos são bem estabelecidos, o rendimento do trabalhador é maior e melhor. A sistematização colabora ativamente para reduzir desperdícios com perda de material, erros e tempo de trabalho. Organize também o processo produtivo do seu negócio. Procedimentos adicionais que não geram valor agregado ao que será entregue ao cliente devem ser eliminados. Mantenha apenas o que, de fato, interfere positivamente na experiência do consumidor.

O Sebrae disponibiliza cartilhas e infográficos que auxiliam nos processos para adaptar as práticas sustentáveis na realidade dos empresários.

Os infográficos a partir das Dimensões da Sustentabilidade auxiliam em todos os processos, desde planejamento, passando pela gestão financeira, de pessoas, economia de água e energia, até chegar à comunicação com o consumidor final.

Nenhum Comentário

Desculpe, o formulário de comentários está desativado neste momento.