O Santa Maria Tecnoparque foi inaugurado no dia 12/12/2013 e possui um ambiente profissional com alto nível de colaboração e convivência. O parque teve origem a partir de um conjunto de esforços de diversas entidades que constituíram o Comitê de Empreendedorismo e Inovação de Santa Maria. Este comitê teve como principal objetivo a implantação de um Parque Tecnológico e a criação de um Conselho de Inovação Tecnológica em Santa Maria.
Através do Comitê foram definidas seis ações estratégicas, que são:
Ação 1 – Disseminação da cultura Empreendedora.
Ação 2 – Integração Universidade – Comunidade.
Ação 3 – Comunicação Interna e Externa.
Ação 4 – Políticas Públicas.
Ação 5 – Inovação Tecnológica.
Ação 6 – Juventude Empreendedora.
Desde o ano de 2005 foram realizadas inúmeras reuniões, encontros e visitas técnicas para a formação de um plano ideal de criação do parque tecnológico em Santa Maria. A partir do ano de 2008 foi criada a Associação Parque Tecnológico de Santa Maria, privada, sem fins lucrativos, através de 7 fundadores: Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (AJESM) e Sindicato das Empresas de Informática do RS (SEPRORGS).
O Santa Maria Tecnoparque oferece auditório completo para 110 pessoas, laboratório de informática com 20 computadores, gerador de energia, 2 salas de reuniões, laboratório de prototipagem com impressora 3D e laboratório de testes e treinamento de software com computadores de alta performance. Hoje contamos com aproximadamente 20 empresas associadas e 24 empresas residentes.