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Mídias Sociais: 5 dicas para alavancar o seu negócio no digital

Mídias Sociais: 5 dicas para alavancar o seu negócio no digital

Antigamente, quando você precisa de um determinado serviço provavelmente corria para a lista telefônica e procurava lá. Nem sempre conhecia uma empresa por nome então buscava pelo setor em que se encaixava e: BINGO! Ali estava a sua salvação.

Hoje, o cenário mudou. A busca por serviços e produtos se resume, quase sempre, em uma busca rápida no google. Agora, já percebeu o quanto você perde não levando o seu negócio para o digital? Quantos clientes potenciais você está descartando?

É interessante conhecer realmente quem é o seu consumidor e chegar aonde eles está – inclusive em ambiente digital. Existem diversas páginas que você pode utilizar: Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram são as mais conhecidas.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados. A mensuração ajuda as empresas a conhecerem melhor seu público, descobrir seus assuntos de interesse, testar estratégias que dão certo e corrigir ações que não estão surtindo efeito.

A Pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela Rock Content, mostrou que 94,4% das empresas estão nas mídias sociais. A visibilidade (85,3%) e a interação com o público (64,8%) proporcionadas pelas redes sociais foram os principais motivos que levaram as empresas a criar um perfil.

O fato de a concorrência estar presente nesse meio também serviu como motivação para 13,6% das empresas migrarem para o digital também.

Reunimos cinco dicas analisando o que tem dado certo para diferentes tipos de negócio nas redes sociais. Confira:

1. Grupos de Interesse

Durante o ano passado, 2017, foi possível notar o crescimento e fortalecimento das comunidades nas redes sociais. Isso é uma tendência que ganha ainda mais força em 2018.

Os grupos em redes sociais como LinkedIn e Facebook são ferramentas cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de engajar seus seguidores e fortalecer a relação.

2. Invista em Mobile

Até 2019, é esperado que 2,4 bilhões de pessoas sejam usuários ativas de mobile. Isso representa um nicho representativo para o mercado e a tendência, como você pode ver, é que esse número cresça a cada ano.

Algumas empresas já investem em conseguir tráfego via mobile. No entanto, a demanda por esses conteúdos adaptáveis não condiz com o que é produzido atualmente, principalmente nas redes sociais.

Entender os hábitos do consumidor é essencial para o sucesso de sua estratégia, que vai sempre visar uma otimização na experiência de seu usuário com sua marca, produto e/ou serviço.

Tome nota: Invista na na adaptabilidade de seus conteúdos para outros foramatos. Principalmente para o mobile.

3. Conteúdo audiovisual

É praticamente impossível entrarmos em qualquer rede social e não encontrarmos dezenas de conteúdos em vídeo. Em apenas quatro anos, 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, de acordo com pesquisas da Cisco. Só no Facebook, meio bilhão de pessoas consomem vídeos todos os dias.

Marcas que conseguirem pensar fora da caixa e trazer algo novo nesse formato, com certeza sairão na frente na disputa pela atenção do consumidor.

4. Conteúdo que vive apenas 24h

Estamos vivendo uma era digital de informações rápidas. O formato de mídias que ficam apenas 24h no ar são típicas do Snapchat, Instagram e até mesmo de jornais e sites de entretenimento.

Esse tipo de conteúdo traz grandes oportunidades para as empresas, pois criam um senso de urgência no usuário. A  estratégia é chamada de fear of missing out — que em tradução literal significa medo de perder —, que faz com que as pessoas não queiram perder aquele momento.

Tais características trazem uma oportunidade de engajar ainda mais os usuários, que só possuem aquele momento para vivenciar e compartilhar o conteúdo.

Autenticidade é outro valor que esses conteúdos podem transmitir. Por serem muitas vezes feitos de forma rápida, eles mostram a realidade da empresa e estreitam o laço entre marca e público.

5. Monitoramento

As mídias sociais são um excelente canal para você saber o que as pessoas estão pensando sobre a sua marca. Elas servem de termômetro para você entender se um produto ou serviço agradou mais ou menos.

Aproveitando a grande possibilidade de interação desses canais você pode se comunicar com seus públicos, agradecendo elogios, encaminhando reclamações e criando assim um relacionamento. Isso é muito valioso para quem quer construir um bom posicionamento digital.

Trabalhar com redes sociais é sempre complexo, pelas inúmeras mudanças que acontecem e os riscos que precisamos tomar. Mas saber investir nelas pode ser o que vai garantir seus resultados.

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