logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

Top

Preparando os jovens para o empreendedorismo

Preparando os jovens para o empreendedorismo

Você é educador e gostaria de um país mais inovador e com mais oportunidades? Capacitar e estimular os jovens com noções do empreendedorismo pode ser benéfico para as próximas gerações e, consequentemente para todo o país. Segundo especialistas, esse é o caminho mais fácil para criar um ecossistema de negócios de alto impacto.

O jovem não tem medo de errar

Uma pesquisa feita pelo Sebrae ouviu cerca de 2200 jovens. A maioria, 79% deles, toma pouco dinheiro emprestado de bancos. Eles usam os próprios recursos, como uma poupança, para começar um negócio ou uma startup. Alguns usam recursos da família.

A pesquisa aponta que 89% dos jovens estão no primeiro negócio. E que 80% pensaram em começar a empreender antes dos 18 anos. O estímulo, muitas vezes, veio da própria família. E, em alguns casos, da educação empreendedora da escola ou de um curso.

E por terem esse conhecimento, 75% dos entrevistados disseram que, durante a jornada empreendedora, procuraram a ajuda de empresários mais experientes ou do ecossistema empreendedor – uma atitude muito comum dos chamados “startupeiros”.

O mergulho no empreendedorismo tem uma causa. Os jovens empresários, em sua maioria, buscam a realização pessoal quando fundam um negócio.

Mas qual é o caminho para capacitá-los? Especialistas destacam a importância de estimular o pensamento crítico no estudante e oferecer uma educação de base forte, principalmente na parte de tecnologia. Isso porque países que querem crescer têm que oferecer a capacitação tecnológica desde cedo.

Confira, a seguir, algumas dicas dadas pelos especialistas:

Leve a tecnologia para a sala de aula

Estudantes têm o desejo de construir um país melhor. Fantasiam a construção de um mundo mais justo. Por que não?

É de extrema importância que as ferramentas cheguem até os jovens. Por exemplo, levar para a sala de aula tecnologias que permitam o ensino de programação. Quando aprendem a desenvolver, estudantes criam soluções fantásticas para o mundo.

 

Estimule os professores

Crie na escola ou universidade um processo multidisciplinar, para que os professores possam falar de negócios dentro de suas respectivas áreas. Mostre ao professor que o empreendedorismo, mesmo em áreas específicas, como saúde e relações internacionais, tem espaço. Os estudantes e mesmo os docentes podem criar soluções e, inclusive, ajudar a sociedade com suas ideias e ações.

 

Crie incentivo no ecossistema acadêmico

Existe duas maneiras de estimular o empreendedorismo entre os estudantes. O primeiro é com aulas sobre o tema. Nela, ele precisa trabalhar em grupo, ter uma ideia de negócio e simular a criação da empresa – desde o desenvolvimento do produto, passando por gestão do negócio e ir até a formalização do negócio. O segundo é a partir do estimulo. A instituição também deve dar ferramentas, como projetos de aceleração de negócios. Seria, também, interessante oferecer suporte, como consultoria, para os alunos que desejam seguir em frente com suas ideias.

 

Promova o questionamento

Boas ideias nascem do questionamento crítico do status quo. O professor precisa fazer perguntas para estimular os alunos. A ideia é tirar os alunos da zona de conforto para que eles pensem em soluções.

 

Conecte o aluno com o ecossistema

A sala de aula não tem todas as respostas. O professor precisa conectar o estudante com o ecossistema empreendedor para ele conhecer as entidades e projetos de apoio que possam desenvolvê-lo. O aluno precisa construir relações para fora da escola ou universidade. Ter contato com o mundo vai ajudá-lo a ter uma melhor dimensão do mundo dos negócios e como ele, de fato, funciona. E assim, terá embasamento para tirar suas ideias do papel.

Nenhum Comentário

Desculpe, o formulário de comentários está desativado neste momento.