logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

Top

A corrida da quarta Revolução Industrial

A corrida da quarta Revolução Industrial

Fábricas inteligentes, análise de dados, robótica, automação, internet das coisas, realidade Virtual: A Quarta Revolução Industrial está entre nós.

A Revolução Industrial transformou a vida das pessoas. Agora, qualquer um tem acesso à grande variedade de produtos, a novas formas de geração e distribuição de energia, a meios de transporte mais eficientes. Houve também uma migração massiva para as cidades. Recentemente, a internet encolheu o planeta e revolucionou o acesso à informação e o modo de relacionamento entre as pessoas.

Vivemos agora uma revolução tecnológica que promete transformar novamente a maneira como o mundo funciona, proporcionando crescimento econômico, gerando empregos mais qualificados e propiciando elevação dos padrões de vida.

A era da Internet Industrial

Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 consiste na criação de novos modelos de negócios. A customização prévia do produto por parte dos consumidores tende a ser uma variável a mais no processo de manufatura, mas as fábricas inteligentes serão capazes de levar a personalização de cada cliente em consideração, se adaptando às preferências.

Outro ponto que será abalado pela quarta revolução industrial será a pesquisa e desenvolvimento nos campos de segurança em T.I., confiabilidade da produção e interação máquina-máquina. A tecnologia deverá se desenvolver continuamente para tornar viável a adaptação de empresas a este novo padrão de indústria que está surgindo.

Os profissionais também precisarão se adaptar, pois com fábricas ainda mais automatizadas novas demandas surgirão enquanto algumas deixarão de existir. Os trabalhos manuais e repetitivos já vem sendo substituídos por mão de obra automatizada, e com indústria 4.0 isso tende a continuar. Por outro lado, as demandas em pesquisa e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologia que compõe uma fábrica inteligente.

Pilares da indústria 4.0:

Os cinco princípios básicos da nova revolução seriam:

Capacidade de operação em tempo real; Virtualização; Descentralização; Orientação a serviços e; Modularidade.

Com base nos princípios acima, a industria 4.0 é uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia. As mais relevantes são:

  • Análise de Dados;
  • Robótica;
  • Simulação;
  • Sistema de Integração;
  • Internet das Coisas;
  • Computação em Nuvem;
  • Manufatura Aditiva;
  • Realidade Aumentada;
  • Segurança Cibernética.

Agenda Brasileira para a Indústria 4.0

Em março do ano corrente o governo brasileiro lançou a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, que marca um importante passo do Brasil na evolução do setor industrial. A agenda mostra que o Brasil resolveu enfrentar os desafios junto ao cenário mundial e promete medidas de grande auxílio ao setor produtivo.

O conjunto de medidas previstas na agenda se direcionam em especial às pequenas e médias indústrias.

Dentre as ações previstas estão a própria difusão do novo conceito de Indústria 4.0, disponibilização de linhas crédito mais acessíveis para que indústrias de todos os portes possam investir na adoção ou geração de novas tecnologias, alíquota zero para a importação de robôs, capacitação profissional, e muitas outras.

Nenhum Comentário

Desculpe, o formulário de comentários está desativado neste momento.