logo
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus, ut hendrerit mi pulvinar vel. Fusce id nibh

Mobile Marketing

Pay Per Click (PPC) Management

Conversion Rate Optimization

Email Marketing

Online Presence Analysis

Fell Free To contact Us
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean feugiat dictum lacus

1-677-124-44227

info@your business.com

184 Main Collins Street West Victoria 8007

Top

Startups focam na indústria de alimentos para driblar um desafio futuro

Startups focam na indústria de alimentos para driblar um desafio futuro

O desafio, que visto sobre uma perspectiva global parece quase inatingível, motiva um ecossistema de inovação que vem trabalhando em micro soluções para resolver o problema e gerar negócios. As foodtechs, ou startups voltadas à soluções relacionadas a alimentação já receberam US$ 6,5 bilhões de investimentos nos Estados Unidos, valor que deve triplicar nos próximos dois anos.

De acordo com a Builders, empresa de consultoria em gestão de projetos, já existem 53 foodtechs espalhadas em várias regiões pelo Brasil e a tendência é que esse ecossistema de inovação se fortaleça ainda mais, buscando novos hábitos de consumo e, sobretudo, driblando os desafios atuais da indústria.

Abrindo as portas para a mudança

Presente no evento Foodtech Movement, realizado nesta quarta-feira, 16, no centro de inovação Ahoy Berlin, em São Paulo, Marina Ferreira, especialista de Food & Drink da Mintel, apresentou três grandes tendências que estão norteando como as grandes indústrias estão repensando a sua forma de ofertar alimentos e, principalmente, de buscarem entre as startups, soluções viáveis e escaláveis. “O que percebemos é que mudanças que envolvem alimentos demandam um esforço muito grande em não impor aos consumidores o que se convencionou dizer que é bom, mas mapear o que eles esperam e enquadrar isso em uma estratégia mais ampla”, afirma Marina.

De olho no futuro

No ano passado, o Carrefour trouxe ao Brasil edição do Desafio de Startups da Hello Tomorrow, ONG francesa. A ideia era incentivar startups e empreendedores a desenvolverem novas tecnologias e soluções inovadoras para os problemas de alimentação do planeta.

Considerando os pilares da companhia e sob o tema “Comida do amanhã para todos”, o desafio fomentou três vertentes: desenvolvimento de alimentos mais saudáveis, mais sustentáveis e com menos desperdício.

Com um projeto inovador, a CBA Sementes, startup vencedora da competição, desenvolveu uma tecnologia para a produção de batatas sementes por meio do sistema de aeroponia. A técnica, uma evolução da hidroponia, permite que o alimento seja cultivado de forma suspensa, ou seja, sem o uso da terra. O chamado “cultivo no ar”, apresentado pela campeã, não utiliza substratos, reduz em 98% o consumo de água e em 80% o uso de fertilizantes em comparação aos processos produtivos tradicionais.

Já a PW, segunda colocada, desenvolveu hidroabsorventes biodegradáveis. Feito a partir de cascas de frutas, a tecnologia pode ser utilizada na agricultura em regiões áridas, como o Nordeste brasileiro. O hidroabsorvente é aplicado nas raízes dos cultivos, criando um ambiente úmido propício ao seu desenvolvimento. Dentre os grandes diferenciais do produto estão baixo custo, alto rendimento e isenção de insumos químicos.

Confira a proposta de outros finalistas do desafio:

Mel de Cacau – Inovação na cadeia de produção e comercialização da mucilagem líquida, “mel de cacau” através do desenvolvimento de bebidas funcional e açúcar do cacau, com um resíduo inexplorado pela indústria de alimentos com perdas anuais na escala de bilhões de litros.

Bioclube – Snacks saudáveis para quem tem uma rotina agitada e acaba por não se alimentar de forma correta. Produz chips de batata doce feitos com óleo de coco e temperados com sal do himalaia.

Seias – O objetivo era conectar vendedores e consumidores, com a divulgação de ofertas de produtos com baixo prazo de validade para os consumidores finais de modo que haja cada vez menos desperdício de alimentos no mundo.

Feitosa Gourmet – Produção e desenvolvimento de produtos a base de banana – desde o fruto até a casca de maneira sustentável, sem o uso de conservantes, corantes ou qualquer ingrediente que prejudique a saúde.

 

 

 

Nenhum Comentário

Desculpe, o formulário de comentários está desativado neste momento.